Guia

Como colocar a linha de vida na escada marinheiro

Como colocar a linha de vida na escada marinheiro

Se você quer saber como colocar a linha de vida na escada marinheiro, está no lugar certo!

A linha de vida é um pilar crucial do trabalho em altura que complementa os sistemas de ancoragem e os equipamentos de proteção individual (EPIs). Se você já nos acompanha há um tempo – escrevemos um artigo recente sobre os tipos necessários de treinamento para essas atividades – sabe que ela deve ser devidamente instalada e usada por uma equipe competente, como nós aqui da Mostaza Ancoragem.

Hoje, explicarei em detalhes como colocar a linha de vida na escada marinheiro, bem como outros detalhes a levar em conta na hora de montar o sistema.

Veja também: O que diz a NR 35 sobre trabalho em altura?

Como colocar a linha de vida na escada marinheiro

A linha de vida é um sistema de proteção vertical usado para evitar quedas em trabalhos em altura, especialmente em estruturas como escadas marinheiro. Composta por suportes de ancoragem (superior e inferior), cabo de aço ou corda e um trava-quedas deslizante, ela permite que o trabalhador se mova livremente, mantendo-se constantemente conectado ao sistema.

Linha de vida para escada marinheiro
Aprenda a colocar a linha de vida na escada marinheiro em conformidade com a lei

Esse é um equipamento indispensável e regulamentado pela NR 18 (subitem 18.8.6.3), que torna obrigatória a utilização de um Sistema de Proteção Individual Contra Quedas (SPIQ) em escadas fixas verticais com mais de 2 metros de altura. Além disso, também é regida pela NR 35 e pela NBR 16.325/2014.

1. Realize um estudo prévio do local

Antes da instalação, é necessário avaliar o ambiente para garantir que o sistema será adequado às necessidades do trabalhador. O estudo deve incluir:

  • Altura da escada e condições da estrutura.
  • Quantidade de trabalhadores que utilizarão o sistema.
  • Obstáculos ou interferências no trajeto.

2. Escolha os materiais corretos

Os materiais devem atender aos requisitos técnicos para resistência e durabilidade. Veja só:

  • Cabo de aço: com capacidade mínima de carga de 18 KN (1.835 Kgf) e diâmetro de 8 mm.
  • Suporte superior de ancoragem: com absorvedor de energia integrado, capaz de limitar a força de queda a 6 KN (611 Kgf).
  • Opções de material: aço carbono com pintura eletrostática ou aço inox, ambos resistentes à corrosão e ao desgaste.
Como colocar a linha de vida na escada marinheiro

3. Instale a estrutura

Essa é a parte mais importante – já que a linha de vida deve ser fixada diretamente na estrutura da escada marinheiro para permitir o deslocamento do trabalhador com as mãos livres. É possível ajustar:

  • Comprimento do sistema, adaptando-se à altura da escada.
  • Posição de instalação, em cantos ou centro da escada.
  • Distanciamento entre os degraus, assegurando alinhamento adequado.

4. Faça o uso e a manutenção adequada

Primeiro de tudo: o trabalhador deve acoplar o trava-quedas deslizante ao cabo de aço e ao cinto de segurança do seu EPI, garantindo mobilidade e segurança durante a subida e descida. O sistema deve ser utilizado sempre que não houver barreiras físicas que impeçam quedas.

Lembre-se de que a linha de vida sempre pode (e deve) ser empregada em indústrias, edifícios comerciais e residenciais, bem como em áreas de altura ou profundidade superiores a 6 metros. Outras dicas de nossos profissionais incluem:

  • Não altere a estrutura original: modificar o equipamento pode comprometer sua resistência e causar acidentes;
  • Realize a ancoragem correta: siga as orientações do fabricante e da equipe técnica responsável;
  • Faça manutenções regulares: uma revisão anual é recomendada, mas o sistema deve ser avaliado sempre que houver sinais de desgaste ou após o uso em situações de queda.

Não perca: Como colocar o cinto de segurança no trabalho em altura

Por que contar com profissionais é sempre a melhor opção

A resposta é simples: porque a instalação da linha de vida em escadas marinheiro não é apenas uma exigência legal, mas também uma prática indispensável para a segurança dos trabalhadores em altura. De todas as vantagens gerais, podemos citar, por exemplo:

  • Segurança otimizada: reduz significativamente o risco de quedas durante trabalhos em altura.
  • Acessibilidade: permite que o trabalhador se mova com as mãos livres, facilitando o desempenho das atividades.
  • Versatilidade: compatível com diversas configurações de escadas marinheiro, podendo ser ajustada conforme o projeto.
  • Durabilidade: materiais de alta resistência garantem longa vida útil ao equipamento.
O que diz a NR 21?

Dito isso, como sempre falamos, é fundamental contar com profissionais qualificados para essa tarefa – pois apenas especialistas têm o conhecimento técnico necessário para projetar, dimensionar e instalar o sistema de acordo com as normas vigentes. Eles também são capazes de realizar análises detalhadas do local, identificar possíveis riscos e selecionar os materiais mais adequados para a estrutura específica.

Além disso, profissionais habilitados garantem que todos os testes e certificações sejam realizados corretamente, assim minimizando o risco de prejuízos financeiros e – nos piores casos – relacionados à vida. Você sabia que muitos acidentes no Brasil ocorrem por negligência no trabalho em altura?

É por isso que você pode contar conosco para planejar, montar e realizar os seus projetos à altura!

Ao se tratar de trabalhos em altura, nós somos uma das principais referências no mercado. Com uma vasta experiência e especialização no setor, somos reconhecidos por nossa capacidade de realizar desde projetos complexos de ancoragem até treinamentos específicos – sempre com a máxima prioridade à segurança dos trabalhadores!

Nossa atuação abrange diversos serviços, incluindo instalação de sistemas de ancoragem, resgates, manutenções em altura e, claro, a realização de treinamentos de segurança. A Mostaza Ancoragem segue à risca as normas regulamentadoras, como a NR-35, garantindo não apenas a conformidade legal como também a implementação das melhores práticas de segurança e eficiência.

Conosco, você está escolhendo uma empresa que se dedica a fornecer soluções completas e personalizadas para a sua obra, oferecendo a garantia de um serviço realizado com qualidade, segurança e no prazo! Portanto, se você busca garantir que seus projetos e operações em altura sejam realizados com a máxima segurança e expertise, entre em contato conosco

Estamos prontos para lhe fornecer o suporte necessário – seja em projetos de grande porte, como serviços de ancoragem e resgate, ou no treinamento especializado para sua equipe.

author-avatar

About Cícero Moraes

Sou engenheiro de segurança do trabalho com mais de 12 anos de experiência em gestão de risco, treinamento e desenvolvimento de pessoas. Minha trajetória é marcada pela dedicação em criar ambientes de trabalho seguros e eficientes. Ao longo dos anos, desenvolvi e implementei estratégias robustas para identificar e mitigar riscos, além de liderar treinamentos que promovem uma cultura de prevenção e conscientização sólida de segurança em altura. Comprometido em transformar a segurança no ambiente de trabalho e com as melhores práticas durante a execução das atividades, estou sempre buscando soluções inovadoras e eficazes para garantir a integridade e o bem-estar da equipe, por meio de boas práticas com o uso e a conservação dos EPIs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *