As barragens são estruturas construídas para represar e controlar o fluxo de água em rios, riachos ou outros cursos d’água. Apesar de beneficiarem o funcionamento da sociedade além do que se pensa, o processo de construção e manutenção dessas estruturas gigantescas é extremamente perigoso para os trabalhadores envolvidos – e diversas leis precisam estar em jogo para evitar acidentes fatais. No Brasil, a segurança do trabalho em barragens é regulada de forma rigorosa, exigindo cuidados especiais por parte da empresa colaboradora.
É disso que falarei hoje – então continue por aqui para saber de todos os detalhes por trás da segurança do trabalho em barragens!
Quais são os cuidados para a segurança do trabalho em barragens?
A Norma Regulamentadora 22 (NR 22) é a que regula a segurança do trabalho em barragens em território brasileiro. Desde a sua criação, ela passou por algumas mudanças para aprimorar a eficiência dos cuidados e operações de gestores – incluindo, mais recentemente, o seu subitem 22.6.1, que trata sobre a organização dos ambientes de trabalho e saúde ocupacional.
Com as novas determinações, é proibido:
- construir, manter ou operar instalações específicas nesses locais para a realização de certas atividades;
- a criação de ambientes voltados para a saúde, lazer, recreação ou atividades administrativas nas proximidades de barragens.
Essa restrição ocorre porque essas áreas podem ser afetadas por inundações em caso de um rompimento inesperado das estruturas da barragem, tais quais Mariana em 2015 e Brumadinho em 2019. Portanto, se instalações como essas forem construídas, elas poderão ser interditadas por estarem em desconformidade com a norma e apresentarem risco grave à vida dos trabalhadores.
Dito isso, as barragens devem contar apenas com as instalações sanitárias estritamente necessárias para o uso dos colaboradores que atuam nesses espaços.
Os profissionais de segurança do trabalho, como nós da Mostaza Ancoragem, são encarregados de conduzir avaliações e análises de risco – bem como implementar decisões para mitigar perigos, incluindo medidas de controle e monitoramento das atividades realizadas nesses locais.
Mas há mais do que isso, claro. Outros cuidados da NR 22 para a segurança do trabalho em barragens incluem:
Inspeções visuais
Engenheiros e técnicos de segurança do trabalho devem realizar inspeções visuais regulares nas barragens e áreas ao redor para verificar as condições de segurança dos reservatórios. Ao identificarem características incomuns, como cavidades, protuberâncias ou fissuras, esses profissionais podem avaliar a integridade das estruturas. Alguns desses sinais podem indicar um risco de deslizamento de terra ou outros problemas estruturais.
Sem falar, claro, nos testes de EPI que também são obrigatórios por lei.
Análise de risco
Profissionais de segurança do trabalho realizam análises de risco para garantir a segurança dos colaboradores durante a jornada de trabalho. Esse processo inclui a fiscalização do uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPIs), a sinalização de áreas perigosas e a promoção de orientações claras aos trabalhadores para que sigam as instruções das Normas Regulamentadoras.
Leia tudo sobre a análise de risco para o trabalho em altura neste artigo.
Uso de tecnologias
Diversas tecnologias são aplicadas no monitoramento de barragens – e várias ferramentas são trazidas para o ambiente de trabalho para realizar medições entre a equipe. O uso de dispositivos científicos e tecnológicos ajuda a detectar pequenas alterações ou comportamentos indesejáveis nas estruturas, possibilitando uma resposta preventiva antes que esses fatores se tornem problemas graves para os gestores.
O que fazer para garantir a segurança de colaboradores e trabalhadores em barragens?
Você pode entrar em contato com a gente, aqui da Mostaza Ancoragem! Somos uma empresa especializada em segurança do trabalho em altura e podemos fornecer todos os equipamentos necessários para operações em barragens, bem como uma equipe de profissionais capacitados que podem exercer essas atividades com excelência e sempre em conformidade com a lei.
Quer ver alguns de nossos destaques que facilitam muito a sua vida nessa operação? Para garantir a segurança mínima de todas as pessoas envolvidas, os seguintes recursos são indispensáveis:
Mastro estaca de inserção para poste de ancoragem
Fabricado em aço, este mastro possui um disco de base radial e um limitador que auxilia na estabilização em diferentes terrenos. Uma alternativa é a instalação de bases de piso para postes de ancoragem em lajes de concreto, que oferecem um suporte fixo para o equipamento em superfícies sólidas. E falando em ancoragem…
Poste de ancoragem
O poste de ancoragem com duas sapatas ajustáveis é utilizado para engate em veículos – oferecendo regulagem de nível e segurança adicional. Outro modelo, com dois discos ou para ancoragem temporária, é projetado para evitar quedas e proteger trabalhadores em áreas inclinadas ou em superfícies instáveis.
Sistema de ancoragem
O nosso sistema de ancoragem possui mastros projetados para serem fixados em sapatas, lajes de concreto ou diretamente no solo, seja argiloso, arenoso, calcário ou humoso. Esse sistema permite a instalação de linhas de vida horizontais entre os postes, garantindo segurança a vários trabalhadores ao mesmo tempo.
Suporte para adaptador de guincho
Esse suporte acomoda adaptadores para cabos de diferentes tamanhos e facilita operações de resgate, descidas e subidas. O equipamento é desenvolvido para garantir mobilidade total aos trabalhadores durante inspeções e manutenções em barragens, e alguns modelos permitem a integração de trava-quedas retrátil para maior segurança.
Cinto de segurança tipo paraquedista e talabarte de posicionamento
Essenciais para o trabalho em altura, os cintos de segurança tipo paraquedista são usados em conjunto com talabartes de posicionamento, o que gera apoio e segurança durante atividades em áreas inclinadas ou escorregadias nas barragens (que não faltarão).
Trava-quedas retrátil
Esse dispositivo permite ao trabalhador maior mobilidade, ajustando-se automaticamente ao longo do cabo para impedir quedas em caso de escorregão. É especialmente útil em atividades de inspeção onde há risco de quedas.
Equipamentos de proteção auditiva e respiratória
Para proteger contra o ruído e partículas em suspensão, como poeira ou substâncias químicas, os trabalhadores devem usar protetores auriculares e máscaras respiratórias, essenciais em áreas de operação das barragens.
Portanto, não hesite! Se precisar de recursos como pontos de ancoragem, linhas de vida ou escadas marinheiro – ou ainda se precisar de serviços de segurança do trabalho em barragens – saiba que está no lugar certo.
Clique aqui para ver o catálogo completo de produtos e serviços da Mostaza Ancoragem ou entre em contato com nossa equipe especializada ainda hoje para fazer um orçamento personalizado!